quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Um novo jornal para nós!

Que o jornalismo diário está precário todos nós sabemos. Seja pela falta de vontade de mudança das editorias que se contentam com o modelo ultrapassado e conservador ou seja pelos velos jornalistas que sempre repetem o mesmo modelo. Ou porque os novos jornalistas são obrigados a enquadrarem-se no modelo do maldito lead. Todos trabalham diariamente atrás do ritmo do relógio, para dar conta da fórmula das seis perguntas. Sim, quem disse que o jornalismo não pode ser algo exato? Engana-se quem acabou de entrar numa faculdade de comunicação e acha que as fórmulas estão longe do nosso cotidiano.
Temos que nos enquadrar nas exigências do mercado, a correria cotidiana não permite mudanças. Será? Será mesmo que não poderemos colocar umas pitadinhas de bom gosto ao modelo tradicional? Por que será que o jornalismo online está ganhando tanta força ou até mesmo um jornalismo alternativo, como a Piauí? Sim, há gente que não é mais um numa massa e que quer coisas novas. Há pessoas exigentes. Que bom. Que bom que exigência + vontade de mudança ainda exista na imprensa.

Hoje, estou lendo a segunda edição do Jornal da Capital. Engana-se quem acha que seja mais uma publicação gratuita de jornalistas fora da grande mídia gaúcha. Kronica, Destak e etc não apresentam mais nada de diferente e novo.
Jornal da Capital, mesmo apresentando destaques bem bairristas (essa edição traz mais uma matéria sobre o prazer de se ter uma cidade chamada Porto Alegre), tem pautas bem interessantes. Daquelas que não veríamos num jornal diário. Tá, mas o jornal é mensal. Ok. Porém, com pequenas condições, ele consegue fazer o que nem em edições especiais de final de semana, uma Zero Hora faria.

Pautas bem interessantes. Ao mesmo tempo em que são simples, nos faz perguntar porque não foram pensadas antes. Destaques para os contos enviados por leitores (essa edição é estampada por um quindim!!!). E sem aquela frescura que quem foi aluno da Bete, na Famecos, já conhece.

Vida longa a jornalistas assim. A iniciativas assim. Ao jornalismo impresso (que muitos dizem estar morrendo).







-> 1ª edição do jornal

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