quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

La Revolución

Depois que o ex-líder cubano Fidel Castro anunciou que deixaria o comando de Cuba, a imprensa se adiantou em publicar nos jornais extensas matérias e reportagens sobre o ainda mito vivo das revoluções do século XX. É nessas horas que a gente realmente vê a intenção e vocação política de cada um. Tanto aqui, abaixo da linha do Equador, quanto no norte, muitos rechearam de pérolas com frases de personalidades políticas sobre o fato histórico do dia 19 de fevereiro de 2008. Falem o que quiserem, mas o homem político Fidel Castro deve ser respeitado por tudo o que fez e por tudo que ainda fará, mesmo apenas nas ideologias que seus seguidores não deixarão morrer. Cuba pode não ser lá essas mil maravilhas, afinal, a economia está debilitada quanto outros pontos cruciais para uma vida digna. Mas, o que tanto incomoda nas pessoas que sempre adoraram meter o bedelho nos poucos países que não se curvaram ao regime disseminado pelos EUA? Uma palavrinha diabólica de cinco letras que faz com que a grande maioria da população mundial beire à calamidade e a minoria, durma na “paz do senhor”: LUCRO (dicionário: tu acorda, levanta, vive e dorme pensando em se dar bem nas custas dos outros). Odeio essas ideologias capitalistas idiotas. Sim, defendo o socialismo e não tenho vergonha em admitir isso, embora a grande parte dos que defendam um regime mais igualitário ainda precisem se livrar de certos pontos totalitários predominante em seu meio.

Reconhecendo que o capitalismo promove o progresso e o caos ao mesmo tempo (Rüdiger, teu livro prestou para alguma coisa...) hoje, o progresso é vivenciado por quem? Pelos mesmos que promovem a barbárie. Como falar de inclusão digital e etc antes mesmo de falar em inclusão digital. Colocar o boi na frente da carroça, sabe? Eu sei disso. Mas, é Fidel em questão e esse tema de inclusão digital que me interessa muito, ficará para outro post.

Eu apoiava Barack Obama. Ta, simpatizava. Apoio é algo tão sem noção sabendo que eu nem voto lá. Mas, depois disso: “A saída de Fidel Castro é um primeiro passo essencial, embora tristemente insuficiente para devolver a liberdade a Cuba”.
Canalha. Que raios que o parta parece que o povo de lá é coitadinho! Coitadinhos somos nós que...enfim.
Interesses. Puro interesse. Eles querem uma Cuba livre (o livre dele é em relação ao comércio) pra quê? Pra pegar o PETRÓLEO! Sim, afinal, porque os EUA sempre ficaram com dor de cotovelo por causa da Cuba? Uma pequena ilha.....

“Não podemos fazer mais do que desejar que esse país siga pelo caminho da democracia”.
Jean-Pierre Jouyet, secretário de Estado francês para assuntos europeus.
Ok, Bush também deseja isso, mas com um olho no livre mercado.

Lula não nos decepcionou. Ainda bem, né Presidente!

E, quem diria Gordon Brown, gostei de ti heim: “...mas estes são assuntos que competem à população cubana”.
Fala isso pro Bush, ta?!

Um comentário:

Amanda S. disse...

nerds. heineken. vida.


melhor about me de blog. não comentarei o post, porque me lembro de ter ficado decidido que não discutiríamos isso em prol da amizade ;)