quarta-feira, 9 de abril de 2008

.

Realmente Jean-Paul Sartre estava certo. Estamos sozinhos nesse mundo cheio de perguntas a serem respondidas e muitas já apresentadas. Ficar colocando a desculpa nos outros é uma ótima saída para nossos problemas existenciais. É uma ótima saída para escondermos de nós mesmos que somos fracos e incapazes e que há muito mais pela frente do que nossa vã sabedoria e imaginação podem supor.
Sim, o filósofo francês tinha razão em afirmar que não existe essa transcendência e que quem a procura entra numa situação de absurdo. Não há razão de ser. Estamos aí e pronto.
Sartre coroou o sentimento ocidental da perda de sentidos. Não há nenhuma transcendência que suporte e dê sentido ao homem. Nós somos livres, soltos num planeta de macacos e sozinhos devemos buscar o sentido que tanto procuramos ao levantar os olhos pro céu. E liberdade é algo tão difícil de lidar. É como gritar para o mundo parar que tu queres descer. Ok. Agora é contigo.


Já avisou Nietzsche (o bigodudo alemão tão pessimista que desmistificou a sociedade apresentando-lhe sua miséria e total falta de valores).

O nada. O ser e o nada.

Pra uns isso não faz sentido até porque interrogações sobre a experiência da vida humana não fazem sentido. Acostumados a viver, não se dão conta que o viver de muitos se torna um sobreviver às margens do esquecimento. Viver se torna um sacrifício tão deprimente e cansativo. Quem não optar pela racionalidade vai se sair tão bem.
Porque as coisas nos são tiradas com a mesma velocidade que nos são dadas. E podemos encarar isso de duas formas.

Queria ter certeza que eu posso optar, nessa visa insana, pelo amor e pela loucura.

A ciência não permite e tu precisas ratificar essa posição todos os dias.


“Não, nossa ciência não é uma ilusão. Ilusão seria imaginar que aquilo que a ciência não nos pode dar, podemos conseguir em outro lugar.” Freud

5 comentários:

Anônimo disse...

"Nós somos livres, soltos num planeta de macacos e sozinhos devemos buscar o sentido que tanto procuramos ao levantar os olhos pro céu." Estás tão poética, filosofando bastante. Gostei muito da frase que destaquei aqui. Beijo!

Anônimo disse...

É, quando a gente se dá conta disso, estamos prontos pra enfrentar o mundo e todos os seus obstáculos. :D bjocas

Amanda S. disse...

Li o texto e acabei não comentando. Isso é pauta para cerveja ;)

Anna Fernandes disse...

"No meio das trevas, sorrio à vida, como se conhecesse a fórmula mágica que transforma o mal e a tristeza em claridade e em felicidade. Então, procuro uma razão para esta alegria, não a acho e não posso deixar de rir de mim mesma. Creio que a própria vida é o único segredo", assm disse Rosa Luxemburgo, e olha que ela tava presa...

Samir Oliveira disse...

Esse texto me deu vontade de fazer sabe o que? GRITAR! Vai dizer, não tem aquela pessoa, aquele lugar, aquela situação onde tudo o que tu mais desejas é apertar no pause mundial e dar um grito enorme até ficar sem voz? Isso deve proporcionar um prazer quase orgásmico.