quarta-feira, 2 de abril de 2008

Expliquem isso.

No meu Orkut, em ‘música’, está lá a frase “Sem música a vida seria um erro”, do Nietzsche. Hoje isso faz um puta sentido pra mim. Não que nunca tivesse feito afinal, ela faz todas as minhas bandas preferidas ficarem ali, atrás da frase de um dos meus filósofos referidos.
Realmente, música é algo inexplicável do ponto de vista racional e claro que só um filósofo poderia falar isso.
Claro. Sempre, mas SEMPRE há tristes exceções.
A repórter de tecnologia da Zero Hora, Vanessa Nunes, diz não gostar de música. Não sei se eu gosto MUITO de música e não vivo sem, mas uma declaração dessas fez meus neurônios entrarem em choque. Explico: como alguém pode não gostar de música? Tu não tem uma trilha sonora na vida? Todos têm! Eu, por exemplo, fiquei duas semanas ouvindo uma única música (Sober, do Muse) por causa da Amanda (que foi quem começou isso aqui hoje hehe). Ta, não por causa dela, mas porque ela passou e disse ser tri boa. Como ela tem um baita gosto musical acreditei. E, deu no que deu. Ah viu, pessoas legais terão um bom gosto musical.
Vejamos o que mais. Por exemplo: Arctic Monkeys e Kasabian não te parecem uma solução para ouvir rock novo no século 21 sem optar por bandas emo?
E tem mais! Música sempre acompanha tua vida. Ela está ligada com transformações sociais e culturais. Olha a tropicália, a bossa nova!
El rock também. Tchê, o que foi o Woodstook se não a versão musical de uma geração pedindo paz e que quis quebrar com os conceitos e tradições ‘adultas’ norte-americanas.
E, pra acabar com isso, quando tu é criança e sai daquela coisa ‘polegares, polegares, onde estão’ (siiim, passei, passamos) e vai para uma adolescência e troca as Spice Girls pelo Axl com apenas 12 anos de idade e deixa teu pai espantado por que tu pode crescer e se relacionar com cabeludos, é preocupante. A música proporciona isso, essa coisa chamada pelos psicólogos de personalidade. Além de fatores econômicos e sociais, têm os fatores culturais que te determinam. Sério, ela não tem histórias. Ela não teve um amigo que foi ver o Pearl Jam e teve que ficar em casa porque morava ainda numa cidade interiorana e chorava com o telefone no ouvido quando ele te ligou no meio do show (só ouvi barulho, mas era o barulho do show do Pearl Jam). Fases vem e vão. E lá ficam uma musiquinhas pra fazer a trilha sonora. Cara, sério.

Tudoloucoaqui.

P.S: este post foi feito pra mim. Tá, é que eu não consegui digerir a questão. Sério, pra mim isso foi absurdo.

13 comentários:

Eliane! disse...

Amanda
o link pro teu blog não funciona porque meu blog insiste em não querer aceitá-lo como link. okay, okay

Thaís disse...

Concordo contigo..!
Não consigo entender como alguém consegue afirmar que não gosta de música. Todos têm trilha sonora na vida. Outro dia estava eu tentando fazer um cd com elas, então tentei organizá-las por fases.. Pelos cálculos ficaram três cds, mas sempre que gravava, lembrava de outra que faltou.
Cada fase, problema, festa, amigo, momento, decepção, alegria é uma música. Sempre fui assim. Cada música q ouço diz uma coisa pra mim.
Gostei do q escreveu. Concordo, com certeza com vc!!
Beijos

Luana Duarte Fuentefria disse...

Mas eu duvido que alguém não goste de música. Não existe isso. Que não goste de pizza a gente até acredita, mas música???

Amanda S. disse...

Sobre o link, no problems, sweetheart, dá naaaaaada!

Sobre o post: relutantemente, tenho que concordar com o Carlos (vulgo Elfo, a.k.a. namorado da Tássia), ela deve ter tentado polemizar, sei lá. O blog dela é o mais lido da ZH - pelo menos era - e ela não precisava CHOCAR VIOLENTAMENTE pra polemizar, mas vai saber o que se passa na cabeça de uma pessoa dessas?
Jorge me disse que conheceu um caso parecido.
Eu às vezes fico em dúvida se todo mundo gosta de música como a gente, se eu sou uma FRACA musical, de repente tem gente que necessite mais do que eu de umas guitarrinhas para sobreviver, mas daí a NÃO ESCUTAR MÚSICA, é demais, tchê!

Adorei teu post, especialmente a parte que diz que eu tenho bom gosto musical, hahauaha
Eu re-entrei na fase Dead Boys (tenho que te passar mais, né?). Hoje meu colega me disse que adora as músicas que eu ouço, que eu tenho bom gosto, eeeeee

Well, voltando à Vanessa, acho que a moça não tem história pra contar. Não consigo imaginar minha memória arquivando meus causos sem ser através de músicas. E de cheiros, mas essa é outra discussão, esperemos alguém postar por aí que não gosta de perfume :p

=*****


ps.: não irei no Tributo Punk. Cu.

Amanda S. disse...

oi, meu nome é Amanda e meus comentários no blog da Eliane são maiores que meus posts no meu blog.

Anônimo disse...

"Não sei se eu gosto MUITO de música e não vivo sem, mas uma declaração dessas fez meus neurônios entrarem em choque."

Quem que não entraria em pânico com uma coisa dessas? Como pode alguém não apreciar música? Ainda mais uma jornalista da área da tecnologia... Códigos binários nada mais são do que música pura!!!

Adorei teu blog, estas add! Bjos

Rô Peixoto disse...

Olá!

IMPOSSÍVEL!! É simplesmente impossível alguém não gostar de música... eu não entendo!

Ah, eu fui no show do Pearl Jam... e também morava no interior! hehe

Samir Oliveira disse...

Não existe quem não goste de música. Não mesmo. É engraçado quando tu pensas na trilha sonora da tua vida, em músicas especiais. Tem algumas que eu nunca me canso de cantarolar por aí. Que quando vejo já estou batendo na mesa no seu ritmo ou murmurando sua letra. É realmente fascinante o poder da música sobre o ser humano.

Anônimo disse...

Belissimo texto!! Realmente não consigo conceber a idéia de alguem que não goste de música. Música é vida. Música está presente em todos os momentos. Imagina filmes sem música ?? Uma vida sem música deve ser uma vida sem graça, sem brilho, sem emoção. Imagina acordar e não ligar o rádio, ir pra faculdade sem o mp3 player, transar só ouvindo a respiração do outro, pegar um carro e viajar sem trilha sonora. Isso é algo que não entra na minha mente. Parabéns Eliane. Beijo! Otto Herok Netto

Anônimo disse...

Absurdo, queridinha, é não respeitar a opinião alheia. Sim, eu não tenho trilha sonora na vida. Não, não é regra que "todos têm". Como futura jornalista, talvez um dia tu aprendas que não se pode generalizar as coisas.
:p

Anônimo disse...

Sim, Amanda, tu tens razão: eu não preciso chocar violentamente para polemizar... A idéia, aliás, não foi essa. O fato de eu não me interessar por música foi um assunto que sempre procurei evitar no "blog da firma", exatamente porque eu não tava a fim de me incomodar com a polêmica. Era óbvio q as pessoas não iam entender... Mas tava na hora de contar. Um peso que tirei das costas. E acredite: é possível contar histórias sem trilha sonora. :p

Eliane! disse...

eeee
enfim, quando uma pessoa é pública (como ela)ou formadora de opinião, é óbvio que as pessoas vão pautar seus assuntos em cima dos comentários feitos. não seria diferente contigo, Vanessa. uma opinião diferente da maioria gera discussões. eu, que gosto muito de música e não me imagino vivendo sem, utizei isso para criar uma discussão sobre pessoas que não gostam de música. se a livre expressão que eu posso ter na internet foi entendida como desrespeito da opinião alheia, sinto muito.

Anônimo disse...

tudo bem, eliane
:-)