terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O TRI não é tão tri assim

É triste ver as coisas acontecendo na tua frente, reclamar pelo msn e não fazer nada. Na verdade, não é triste, é atitude de gente covarde.
Minha posição política é muito complexa. Não vejo mais solução na estrutura partidária e sou adepta da teoria de mantenha o Estado e as grandes empresas longe das nossas vidas. Mas passando por censores anarquistas, é uma realidade alternativa tão difícil de se colocar em prática e que funcione num planeta com sei lá quantos bilhões de indivíduos. É algo que não vai acontecer, não que eu esteja viva pra ver.
Ao mesmo tempo que um pequeno grupo resiste ao autoritarismo, um outro segue firme e forte impondo o modo como as pessoas devem viver. Mas aquele pequeno grupo agitador também tem a necessidade extremamente forte de dizer às pessoas como elas devem viver, o que devem comer (nunca entre num McDonald's, por exemplo). Por isso que não apóio partidos políticos. Não acredito mais na ideologia ( ela morreu e ninguém me falou) de partidos muito menos na lógica da democracia (se é que tem lógica) do século XXI. Mas as idéias de liberdade só fazem sentido nos livros que eu leio e então vem o sentimento de covardia diante do mundo.
>>
Semana passada uns amigos me convidaram pra participar de manifestações contra o aumento das passagens de ônibus em Porto Alegre. Não fui. Covarde, mais uma vez. E isso que eu pego ônibus, sou estudante e o dinheiro gasto com isso é um absurdo. Além do mais, estudante que trabalha com bolsa de pesquisa não tem direito de renovar o cartão do TRI nas férias e precisa pagar a tarifa integral para pegar um ônibus.
Hoje teve mais uma manifestação. Vi nas fotos que um amigo meu estava no chão, sendo imobilizado por policiais. Polícia, pfff, essa merece mais um post da minha indignação, mas focando no caso de hoje, percebe-se quem não há nenhum preparo para tratar os manifestantes, como bem comentou o Thales. E, diga-se de passagem, estavam lá para exprimir sua liberdade de expressão e, como disse uma manifestante, eles chegaram batendo. Eles ainda tem medo dos estudantes? Não, já está mais do que confirmado de que lado está a superioridade e a força utilizada supera qualquer ato produzido com o intuito de conscientização social.
>>
Pois é, Fogaça, se não bastasse aumentarem a passagem todos os anos, nas férias, tu faz essa logo após ter sido reeleito?
E ainda nos mandam votar, fazem campanha contra o voto nulo e depois, quando se vai cobrar, acontece isso? Não somos cidadãos nesse momento?

Não. Mas são eles que decidem a minha vida. E decidem que meu final de semana terá cervejas a menos por causa de uma passagem mais cara.

Mas aí penso que ao menos estamos conscientes disso (primeiro passo). E o resto?

Desanimo e volto para o quarto de paredes utópicas.

2 comentários:

Thales Barreto disse...

E o Daniel Dantas? Esse segue solto...
Polícia? Para quem precisa!
Seria a ação resquícios do coronel Mendes?
R$2,35? Bota na conta do Záchia, a final ele ta bem riquinho...
Abraços menina.

Franco disse...

Para embasar ainda mais a descrença em partidos, diretamente do site da EPTC, os aumentos das tarifas em PoA de 94 a 03.

6 - Quer saber os últimos reajustes tarifários dos ônibus de Porto Alegre ?

Data Valor
01/07/94 0,37
01/06/95 0,48
13/02/96 0,55
02/03/97 0,60
10/08/97 0,65
24/02/99 0,70
01/10/99 0,80
24/06/00 0,85
11/02/01 0,95
16/02/02 1,10
07/12/02 1,25
12/02/03 1,45

O Fogaça não pensou nessa história de aumentos anuais nas férias sozinho.