sexta-feira, 15 de junho de 2007

Música boa brasileira

Depois que Los Hermanos anunciaram seu fim (por tempo indeterminado) fica cada vez mais difícil acreditar em música boa e com qualidade no Brasil, sem o tradicional apelo excessivo ao comercial. Salvo, logicamente, os veteranos invictos e algumas bandas que se contentam com o underground e pouco a pouco atingem o mainstream (ou quase isso), como a banda Mombojó e a gaúcha Superguidis que surpreendeu com seu roquinho inteligente e divertido.
É natural que cada músico queira dar vazão aos seus próprios trabalhos e seguir por um caminho novo individualmente, mesmo que isso dure anos, já que não sabemos quando o hiato voltará a se unir. O que conforta é a volta de uma das bandas mais importantes da música brasileira: Mutantes.
Sem Rita Lee, a rainha ruiva do rock brasileiro, e com a Zélia Duncan, que sempre se mostrou uma excelente cantora, ao lado de Marisa Monte e da mais recente Vanessa da Mata. No começo tudo parecia uma jogada de marketing. Havia um fundo verídico nas declarações da Rita de trata-los como velhinhos procurando dinheiro....mas as coisas vão se esclarecendo e o projeto vai ficando mais lógico.
Uma banda que tem Arnaldo Batista e Sérgio Dias pode se dar ao luxo de acabar, voltar e fazer o que quiser. Mesmo depois de décadas parados, talvez tenha sido a falta de rock and roll na vida que fez com que os mesmos voltassem a ativa. E eu concordo, apóio e torço.
Porto Alegre, 26 de maio de 2007. lá estavam eles, após a abertura das cortinas do Teatro do Sesi a banda surge para delírios da platéia. Fãs antigos que acompanharam o início dos músicos com seus apenas 17 anos, e até os mais novos, adolescentes com essa idade, que ouvem sim muita MPB e rock’n’roll.
Prova que ainda existe esperança de música boa no Brasil. E é essa música que foi apresentada em show dos Mutantes na terra da rainha Elisabeth. E que seja mostrada em mais lugares cada vez mais.
Que eles continuem na ativa por muito tempo mais, para influenciar novas bandas, novos músicos e conquistar novas gurizadas, só assim elas podem descobrir o que foi e o que é a verdadeira música brasileira.

3 comentários:

Anônimo disse...

A esperança é a última (ou única) que morre!

Coloca ai Apanhador Só, de banda promissora.
Mistura a MPB e o rock
é muito bom

No mais, o que nso resta é ouvir os velhos e fazer os novos.

Bom texto

Anônimo disse...

Volta e meia a nossa música tem uma fase ruim. Mas é só não se deixar contaminar com modinhas que se consegue achar muuuuita música de qualidade ao nosso redor.
Claro, não há um gênio em cada esquina, porém existem muitos músicos ótimos que - garanto - tu nunca ouviu falar.
Sugestão: bar outros 500 (joão alfredo, 500), quartas-feiras, a partir das 22hs.
Não vais te arrepender!

beijão querida, saudades de ti e 'da fita rolando'

Anônimo disse...

Ai, eu bem não sei se acredito na música brasileira.
Não nas bandas, nas novas, pelo menos.
Eu acho, principalmente em Porto Alegre, tudo MUITO igual. Muito 'wannabe Cascavelletes', saca??
Mas enfim, MBP, bossa nova e um sambinha continuam matando a pau!!
Sem contar com o funk carioca, claro.
hauiheaiuahaiurha
A parte do funk é brincadeira, OK?

=]

Gosto do teu texto, sabe?

:***