quinta-feira, 13 de setembro de 2007

O Congresso morreu

Ou o Congresso morre ou morre o Renan.
O Congresso morreu.
________________

Muda. Foi essa a minha reação quando fiquei sabendo da absolvição de Renan Calheiros ontem à tarde. Não acreditei. Fui conferir no site da Folha o que meu chefe tinha me falado. Que vergonha. O URGENTE estava lá, piscando em vermelho com a manchete confirmando o que eu não imaginava que aconteceria. Mas no fundo, tratando-se de Brasil, estava quase (quase porque eu não falo, mas sou esperançosa) certo que isso terminaria assim. Como sempre foi antes. Que pena. Infelizmente, depois disso confirmei o que há tempos eu tentava achar motivos para negar. Não vai mais dar certo. Não sou pessimista. Virei realista. Não vou falar ‘que absurdo’ pois todo mundo está falando, todo mundo fala isso e depois vira a cara. Sim, digamos que o Congresso não é nada. Sim, claro, devem pensar que é muito longe e não afeta ninguém. Mas disse Ricardo Berzoini “o Senado vem contribuindo de forma decisiva para o país”. Ah, tá! Por isso o Renan foi absolvido.

Aham.

Foi absolvido porque há uma história bem conhecida. Ele talvez conheça muito bem e se encaixa num protagonista muito bem adaptado. Renan Calheiros e os 40 ladrões.

Os senadores gaúchos afirmam que votaram pela cassação.
Pedro Simon – PMBD: mesmo partido que Renan. Siiiiim, ele ia fazer isso.
Sérgio Zambiasi – PTB: acredito que ele não votou pela absolvição. Mas foi um dos que se calou. Um daqueles 6.
Paulo Paim – PT: Se o Lula não fez nada e se manteve neutro, o que esperar de um senador petista?

Em tempos de comemoração do 20 de setembro, maior dia do orgulho gaúcho, eu gaúcha, não tenho nenhum orgulho desse estado e de seus eleitores que nada fazem. Aliás, não fazemos muito coisa há muito tempo.

Depois disso ficou claro para quem quisesse ver e entrou para a história que não existe mais esquerda no Brasil. Na verdade, desde que o PT tomou o poder maior, desde que Lula deixou de ser o homem que lutava pelo povo, desde esses tempos não existe mais esquerda. Talvez a esquerda nunca existiu na política. Alguns intelectuais teimaram em dizer o contrário ou eles mesmos se posicionar a frente de ideais socialistas.
Tanto é mentira que o lema “Ordem e Progresso” nunca foi discutido como um ideal positivista e burguês.

A imprensa seguiu na ‘imparcialidade’.
Que pena.


Outra coisa. Achei o maior fim o que fizeram com os deputados que tinham permissão para entrar. Muito mais com a Luciana Genro. Não que eu simpatize com ela, mas ceixe ela lá. Filha do PT ela ainda conserva o o que eu achava que o PT tinha.

E sábado eu tenho aula de Ética. Engraçado, todos alunos da PUCRS tem essa cadeira. E daí, a gente lê aqueles textos pobres sobre ética e enxerga um absurdo desses na mídia. Se o que aconteceu não é Ética, eu sou uma pessoa muito boa. Mesmo que durante minha aula hoje de manhã tenha compactuado com minha colega de que 'fuzilaríamos' meio mundo.
O meu totalitarismo é bem benéfico. As pessoas que minha cabeça explodiria são pessoas bem......procurando palavra......inúteis numa faculdade de jornalismo.

Tá, às vezes nem eu sei porque eu faço jornalismo.
Por favor, se algum estudante/jornalista ou qualquer um ser social pensante ler esse simles e modesto blog que não tem outra função para sua existência a não ser representar mais um domínio para a Internet e um usuário para o Google gerar mais cifras (ufaa, frase longa não pode haha) leiam esse livro: " O beijo de Laumorette " do escritor Robert Darnton. Preciso de alguéwm para comentar visto que eu sou a única pessoa que tenho notícia que leu esse livro. Um dos melhores livros que já li em toda minha vida.

4 comentários:

bruno disse...

E viva à Democracia de Calheiros!
Vergonhoso é a palavra mais leve que posso traduzir.

Quanto ao caso do Paim, não que ele tenha votado pelo sim, mas o fato de ser do PT e do Lula defender o bandido, acredito que não signifique muita coisa, afinal teve gente do PMDB que votou a favor e contra, do PT também. O partido não quer mais dizer muita coisa nos dias de hoje.


Mudando um pouco de asunto, queria fazer um comentário sobre os gaúchos: acho que eles são os políticos mais nobres de Brasília, tem algum Político dos pampas envolvido no mensalão? Não sei se estou certo, mas acho que não. Claro que existe o Tarso, não tão corrupto, mas um grande traídor.

E continuo na tese de que Gabeira e Eduardo Suplicy (mais conhecido como pai do Supla - votou para a cassação e é PTista de coração), são os mais decentes de lá.

Com Gás - 500ml de Conteúdo disse...

A indignação revertida em ações tomadas pelo povo

Protesto domingo na Redenção contra tudo isso.

Infos: www.comgas.blogspot.com e
www.artewebrasil.com.br

Ricardo

Anderson disse...

Olá Eliane. Valeu pela visita no Conta-Gotas Cotidiano. Dei uma passada de olhos pelo seu blog, e o achei muito bacana também.
Quanto ao Darnton, então somos dois admiradores do seu trabalho. Tanto o "Beijo de Lamourette" quanto os demais livros (como "Os dentes falsos de George Washington" ou "O grande massacre dos gatos") são fantásticos. Vamos conversando. Abraços, Anderson.

arte&loucura disse...

Una-se a nós na campanha:
VOTE NULO OU USE UM NARIZ DE PALHAÇO!!!