segunda-feira, 3 de setembro de 2007

O PT de ontem, de hoje e de amanhã

O PT é um partido que nunca deveria ter ganhado uma eleição para presidente do Brasil. Muito menos, reeleição. Poderia ter ficado no governo dos estados, nas capitais e cidades país a fora, mas Presidente da República, jamais.
Por que? Oras, o PT nasceu com o intuito de ser o Partido dos Trabalhadores. Dãaa, vide sigla. Tá, mas deveria ser dos trabalhadores, do povo, para o povo. Hoje em dia, ele pode ser para qualquer coisa, menos para quem trabalha, porque nem eles (petistas) trabalham.

Recapitulando. Quando o PT surgiu, com a figura de um humilde trabalhador barbudo de nome Luiz Inácio da Silva, vulgo Lula, mais vulgo ainda Lulla, ele era aclamado em debates, em comícios, em qualquer palanquinho político. Os utópicos socialistas sonhavam que aquele homem de idéias fortes e honestas pudesse governar a nação. O país nas mãos dele daria certo. Iria para frente. A corrupção não teria vez. Os trabalhadores iriam ser honrados. O povo ganharia uma chance nunca oferecida. Mas, aquele homem analfabeto teve vários inimigos e obstáculos em seu caminho. Da Globo até um certo intelectual conhecido como príncipe dos sociólogos. Mas, em 2002, o povo cansou de vários estereótipos de presidente e elegeu ele, sim, o 'Marx dos novos tempos'. Marx a essa hora se revirou na tumba e jamais me perdoará pelo sarcasmo, até porque, de Marx o homenzinho só sabia uma frase e a colocou fora do contexto.
Lula, o metalúrgico analfabeto que tinha fome de luta, remou anos até andar no seu próprio jatinho. O barbudo ganhou as eleições numa época em que o povo estava desiludido e via naquele homem a última esperança. Todos sabem que o Brasil é um país de nomes. Então, o único nome na cabeça das pessoas, que martelava há décadas, era Lula. Ainda não era Lulla. Contra ele, só os fiéis tucanos, conservadores, os de direita. Os que não gostavam de revolução. Os positivistas que acreditavam na Ordem e no Progresso.
Mas a grande maioria foi de vermelho. E de lá pra cá, todos sabem o que vem acontecendo. Infelizmente.

Infelizmente porque o PT nunca deveria ter ganho nada. Assim, ainda restaria uma pontinha de esperança. Ainda teríamos exemplos de luta, de vontade, de revolução, ou pelo menos, de vontade de lutar. O PT podia saber tudo de teoria política, mas quando entrou em contato com o PODER, esqueceu da cartilha da ética.
Mas e agora? Que líder político temos? Em quem confiar? Em quem se espelhar?

Todos nós, deixando de lado nossos posicionamentos políticos e fazendo uma análise weberiana dos fatos, nem que seja inconsciente, sabemos que no Brasil, a esquerda não existe mais, a direita é burguesa e enfeitada, e os novos socialistas são o PT de antigamente.

Recém iniciado o novo mandato, Lulla assiste de camarote as indicações para o sua sucessão. Quem, em sã consciência, elegeria Marta Suplicy? Que ela não utilize do fato de ser mulher para iludir uma nação. Até porque, brasileiro tem uma memória muuuuito curta. Ela até pode utilizar em sua campanha um slogam do tipo: "Vote Marta, assim você relaxa e goza".

Outros nomes estão nessa reportagem da Folha.

Então, quando é que os proletários do mundo inteiro vão se unir para exigirem que a verdadeira ideologia entre em cena?
É o que eu sempre digo: não é só porque as idéias de Marx deram errado que as de Adam Smith estejam totalmente corretas.

5 comentários:

Com Gás - 500ml de Conteúdo disse...

O PT de ontem... só o PT de ontem...
maldito Lula, pensei que só o John Lennon tinha me decepcionado em tamanha proporção...



bruno

Guilherme Jardim disse...

Deu pra ver que não ia sair coisa boa já nas eleições de 2002 quando ele se aliou com os que antes eram inimigos, como Sarney, PMDB, até o ACM, e mesmo assim foi eleito. E no ano passado com toda a corrupção do seu governo ele foi reeleito. E pior é que se não fosse ele seria o PSDB que é pior (eles roubam igual ou mais só que não aparece na imprensa). Os que não querem PT querem os que antes já não deram certo, não existe mudança só alternancia de poder!
Eu sinceramente votei nulo no segundo turno, com qualquer um dos dois ia continuar a mesma coisa, e como minha candidata não foi pro segundo turno...

Anônimo disse...

O Lulla acabou com as nossas esperanças.
Principalmente quando o elegemos e nada ele fez do que nos prometeu quando "chegasse la".
Ele virou mais um politico, ao inves de ser O politico que tantos esperavam que iria mudar o Brasil
Mas o país continua igual. Com corrupção, com violencia e sem esperança

bruno disse...

eu ainda tenho esperança!

arte&loucura disse...

pô!! junte-se a nós na campanha: Vote nulo ou use um nariz de palhaço......