sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Quem matou a noção?

Estou realmente pensativa hoje. Ou estou durante a semana inteira. Passei um mês quase sem pensar coerentemente. E hoje de manhã comecei o dia bem. Fiquei chocada com a falta de educação de certas pessoas que usam o transporte público de Porto Alegre e não possuem consideração pelos outros que também estão usando esse mesmo transporte. Por que ninguém abre a janela? Disse uma vez uma mulher loira fatal: “Não quero estragar meu cabelo”; e eu lá, quase desmaiando, claustrofóbica que sou. E ainda os que passaram o tempo todo sentados querem ser os primeiros a descer, e te empurram se tu não der as licença pedida. Fora as questões de faculdade: pessoas que ainda vou descobrir quando eu me formar, qual o motivo que as fez ficar quatro anos numa universidade olhando besteiras numa aula de Jornalismo Digital. Tá, pode ser que ficar olhando um blog com histórias de ninfetas não seja, mas naquela aula, não era relevante.

By the way, há uma semana, se intensificando hoje, todo mundo nesse país tropical está comentando e se perguntando, afinal, quem matou Taís? É que, bom, se tem alguém que não saiba, feliz dessas pessoas, mas o Brasil inteiro está se reunindo e tentando discutir quem matou a tal. Volta e meia, ouvia alguém comentando isso ao meu redor.Tudo bem, tem gente que até ficava falando pra tirar sarro, mas na minhas aula de ontem, alguém teve a feliz idéia de largar um “quem vocês acham que matou a Taís?” O engraçado que foi num momento de silêncio, e que a pessoa estava falando sério. Hoje, na mesma aula de Jornalismo Digital, enquanto meu professor ficava indicando endereços de sites beeem legais, tinha alguém, na minha frente, olhando as notícias do G1 sobre quem matou a Taís. No Jornal do Almoço da RBS, a ‘menina do tempo’ estava na Redenção e entrevistou alguns perdidos pelo parque em busca da resposta para a pergunta mais filosófica do ano. E até um cara, se não me engano era corretor de imóveis, foi localizado como sendo o sósia do Olavo (personagem do Wagner Moura na novela). Diz ele que, depois da novela, as pessoas passaram a comentar e muito sobre sua semelhança com o ator. Se não me falha a memória, o Wagner Moura não é de TV, lógico que público de novela e do tubo de raios catódicos não sabia quem ele era: excelente ator de cinema e que estava no recém Saneamento Básico - o filme (do Jorge Furtado). Ou melhor, no mais último ainda Tropa de Elite. De quem é a culpa ? não sei. Outra pergunta como matou a Taís. Pelo menos essa todo mundo vai ficar sabendo hoje à noite. Milhares de pessoas se reúnem para saber-discutir-procurar-etc quem matou a parte má da Alessandra Negrini, como se isso fosse um fato realmente relevante para a realidade da população. O Renan? Ah, não interessa mais. E a resposta da minha pergunta ficará no vácuo por mais algum tempo.
Não critico novelas. Muito pelo contrário. Acredito no potencial artístico que algumas delas carregam, como a Vidas Opostas, da Record. Excelente roteiro e atores. Uma proposta diferente para quem se acostumou com a mesma fórmula de sempre. Se bem que o lance do ‘quem matou quem’ estava demorando para reaparecer. O último foi ‘quem matou Lineu?’.

Mas até a (ó) tão conceituada RBS - parte jornalismo - entrou no saco da novela. A já citada menina do tempo e o Lasier papel Martins encerando seu comentário político (que aliás, ele e o Paulo Santana não fazem mais comentários né) perguntou a Ranzolin a mesma pergunta que eu vejo todo mundo fazendo.
Ok, em tempos de escolha de O Ano Em Que Meus Pais Saíram De Férias ter sido escolhido para representar o país no Oscar, o troféu nonsense vai para?

2 comentários:

bruno disse...

O Olavo... Foi ele quem matou a Thais.

Guilherme Jardim disse...

Bah! o pior é que daqui a pouco vai começar o big brother, e a grande maioria das pessoas vão falar só disso. Já nesse ano tive que aguentar até professoers comentando sobre Alemão e Iris. E quando eu dizia que não assistia isso todos me olhavam estranho, com olhar de reprovação.hehehe eu nem me dava ao trabalho de discutir sobre o valor cultural desse programa, não ia adiantar nada.
Quanto a política Eliane, tu não achas estranho num momento em que é cobrado da população brasileira alguma atitude quanto a corrupção, a revista Veja coloca na sua capa Che Guevara, dizendo que ele é bem diferente do mito? Falam mal logo de alguem que lutou contra as desigualdades. Claro que tem outros motivos também por traz dessa reportagem, mas é estranho!