quarta-feira, 5 de março de 2008

O que a gente ouve...

Cada um que me aparece!
O mundo é recheado de pessoas que insitem em nos presentear com pérolas para a posteridade. E quer lugar mais propenso a isso do que a Famecos? Pois, em um semestre em que 80% das cadeiras são práticas, tem gente que se assusta com aquelas disciplinas em que "o pensar" é exigido.
Na Famecos, as disciplinas teóricas são empurradas para os primeiros semestres. Ou seja, como a grande maioria que entra no 1º semestre recém saiu do colégio e ainda não sabe o qeu quer da vida, tanto fez tanto faz ficar ouvindo um monte de coisa e pegar resumo da internet. Ou melhor, fazer resenha com a primeira e última página de um livro. Hiii, nesses quase 2 anos já vi e ouvi tanta coisa! Tem gente que passou sem nunca ter lido um livro. Ouvi isso ontem. ABSURDO.
Mas, esse enorme parênteses era pra ilustrar a pérola de hoje de manhã:
Aula de Sociologia da Comunicação. O professor (que pareceu ser um amor) perguntou esperando, é claro, um sim, se a turma queria que ele falasse o currículo dele. De extrema importância, ao meu ver, é tu saber quem é o cara que vai te passar um monte de informação e te fazer discutir em cima disso. Afinal, é pra saber se ele tem ou não capacidade, conteúdo, competência, méritos e blá, blá. blá. Isso, pra mim, e pra ti, talvez, mas não para a menina que estava ao meu lado que exclamou: "ah, não precisa, não vai fazer diferença mesmo..."
É, nada mais faz diferença. Não precisamos fazer a diferença. Vamos continuar assim, todomundosuperigual e escrevendo matérias copmo jornalistas semconceitonemconhecimento.
Isso me faz lembrar umas coisas tão engraçadas. Essas vou mandar pro Conversas Furtadas.
1) Aula com o Juremir Machado Da Silva:
- Um dia vocês até podem entrevistar o Gabriel García Márquez!
- Professor, quem é esse cara que tu tanto fala e a gente nunca ouviu falar?
- Ah, gente! a nossa colega não sabe quem é Gabriel Garcia Márquez. Vamos dizer o quê para ela?!

*************************************
2)Aula de Tecnologias Audiovisuais
- Falar de TV no Brasil, é falar de Chateaubriand...
- Esse é o que aparece na Caras?
- Caras?
- Sim, o Bruno Chateaubriand?
- Hã...

***************************************
3)
- Professora, quantas folhas eu devo deixar pra tua matéria?
(tinha que ser bixo)
***************************************
Para terminar: ontem, quando o ônibus parou na PUC:
- Alô, mãe? prepara 'umas pipoca' que tá indo uma galera da facul aí pra casa pra ver quem vai sair do Big Brother...

4 comentários:

Anônimo disse...

Têm pessoas inacreditáveis mesmo por aí. Eu estudo na FAMECOS tbm e uma vez tivemos uma coletiva com a Manuela D Ávila. Em determinado momento uma colega relacionou a expressão "pátria bolivariana", usada pela deputada, com o problema entre Brasil e Bolívia. Era a época em que se discutia o gás natural. Um tremendo fora que chegou a deixar a Manuela envergonhada.

Gostei do teu blog. Vou linkar no meu Pequeno Projeto de Jornalista. Espero tua visita por lá.

Beijo!

Luana Duarte Fuentefria disse...

Ai, essa história de ter pouca cadeira teórica, e ainda não se dar importância pra elas é horrível.
Tenho um troço quando vejo/escuto essa gente que o mais que conhece de jornalismo é o Jornal Nacional. É um absurdo que se aprenda tanto a criar, mas nada a pensar.
E é tão somente por isso que há tantos jornalistas no mundo. Por isso nem me estressa com essa dita "concorrência".

Thales Barreto disse...

Tem muita gente na Famecos que está presente apenas de corpo. Raciocinar, pensar e questionar, para muitos, não passa de bobagens... Gostei do Blog. Quero conversar com você sobre um projeto que a Ananda e a Luana também participam... Bjs... Parabéns

Samir Oliveira disse...

Minha nossa! A Famecos realmente guarda pérolas inacreditáveis. Não saber quem é Garcia Márquez e Chateaubriand é realmente incrível! Mas a melhor mesmo foi o "quantas folhas deixo para tua matéria"! ahahaha.. pena que eu não ouvi isso, ia morrer de rir.

Mas, no fundo, é triste né.. E esses asnos aí é que acabam empuleirando as redações dos grandes jornais e se dando bem na vida.