terça-feira, 11 de março de 2008

Vontades...

Quando estava a caminho de casa, hoje ao meio-dia, fiquei pensando em como é verdade a expressão "a gente era feliz e não sabia", como os Titãs fizeram uma música maravilhosa que realmente deveria ser levada a sério e o poema que está aí, logo embaixo, do Jorge Luis Borges, é um dos meus preferidos. A música dos Titãs é a Epitáfio. Linda, linda. E descobri tanta coisa que eu deveria ter feito.
Hoje, uma tarde que eu gostaria de ter ficado em casa, dormindo até a hora da Sessão da Tarde, ver a chuva tocar o vidro da sala, ouvir Cat Power e escrever poemas nas últimas folhas do caderno. Queria ver The Wonders na Tv, comendo pipoca. Mas, essa vida capitalista faz a gente deixar de lado isso e ir lá, trabalhar, trabalhar, trabalhar...sem ver o sol se pôr (ou a chuva começar).


Instantes

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser perfeito; relaxaria mais. Seria mais tolo do que tenho sido; na verdade, bem poucas coisas levaria a sério. Seria menos higiênico. Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria mais rios. Iria a lugares onde nunca fui, tomaria mais sorvetes e menos lentilhas, teria mais problemas reais e menos problemas imaginários. Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e produtivamente cada minuto de sua vida; claro que tive momentos de alegria. Mas, se pudesse voltar a viver, trataria de ter somente bons momentos. Porque, se não sabes, disso é feita a vida, só de momentos, não percas o agora. Eu era um desses que nunca ia a parte alguma sem um termômetro, uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um pára-quedas; se eu voltasse a viver, viajaria mais leve. Se eu pudesse voltar a viver, começaria a andar descalço no começo da primavera, e continuaria assim até o fim do outono. Daria mais voltas na minha rua, contemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças, se tivesse outra vida pela frente. Mas vejam, tenho 85 anos e sei que estou morrendo...

5 comentários:

Luana Duarte Fuentefria disse...

Gosto muito desse poema - e da música também. Tenho ele em espanhol e, realmente, faz repensar muita coisa.

Música e literatura podem não mudar vidas, mas ajudam um bocado.

Samir Oliveira disse...

Muito bom seu blog. Achei por umas andanças aí nos tons da Luana. Textos curtos, mas muito bem escritos.

Ah, sim.. Essa música dos Titãs vai tocar no meu velório (dos mais dramáticos, né) eheheh. =P

Samir Oliveira disse...

Ah, te linkei lá no meu blog.

Anônimo disse...

Quanto drama, Samir.
Música linda, uma vez usei em um vídeo com fotos, ficou muito bom.
Bjos!

Eliane! disse...

A música é muito linda. Se bem que eu estava pensando nela num dia lá muito feliz da vida também...